quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Governo de cem dias

  Este grande personagem da história nasceu na Córsega. Ainda muito jovem, com somente dez anos de idade, seu pai o enviou para a França para estudar em uma escola militar.
  Apesar de todas os desafios que encontrou por lá, sempre se manteve muito determinado. Seu empenho e determinação o fizeram tenente da artilharia do exército francês aos 19 anos.
  A Revolução Francesa, foi a oportunidade perfeita para Bonaparte alcançar seu objetivo maior. Tornou-se general aos 27 anos, e saiu vitorioso em várias batalhas na Itália e Áustria.
  Sua estratégia era fazer com que seus soldados se considerassem invencíveis. Ele seguiu em embarcação para o Egito, com o objetivo de tirar os britânicos do percurso às Índias.
  Visando atingir e derrotar os ingleses, Bonaparte ordenou um Bloqueio Continental que tinha por objetivo proibir o comércio com a Grã-Bretanha.
  O general francês atacou à Rússia, porém, ao contrário de seus outros confrontos, este foi um completo fracasso. Após sair de Moscou, o povo alemão decidiu lutar para reconquistar sua liberdade. 
  Após ser derrotado, Napoleão foi obrigado a buscar exílio na ilha de Elba, mas não ficou por muito tempo, fugiu retornando à França com seu exército e iniciando seu governo de Cem Dias na França.
  Após ser derrotado novamente pelos ingleses na Batalha de Waterloo é enviado para o exílio na ilha de Santa Helena, local de seu falecimento.

Conclusão

A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da civilização Européia. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais poder e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução. A Revolução Francesa também influenciou, com seus ideias iluministas, a independência  de alguns países da América Espanhola e o movimento de Inconfidência Mineira no Brasil.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A queda da Bastilha

A Bastilha era uma fortaleza situada em Paris. Começou a ser construída durante o reinado de Carlos V. No século XV, foi transformada pela monarquia francesa numa prisão de Estado, ou seja, um local onde eram presos aqueles que representavam uma ameaça ao poder absolutista dos reis.
Tornou-se um símbolo do absolutismo francês, sendo que vários  políticos foram presos.
Durante a Revolução Francesa  foi atacada e tomada pelos revolucionários, em 14 de julho. Os presos políticos foram libertados. A Queda da Bastilha tornou-se um símbolo da queda da monarquia francesa.

Convenção Nacional

Foi uma espécie de regime republicano no interior, na qual havia grandes divergências.
Os jacobinos defendiam mudanças mais radicais, que ampliassem os direitos do povo.Por pressão dos jacobinos e da população de Paris, o rei Luis XVI foi julgado por traição e morto na guilhotina.A medida provocou a rápida reação dos países defensores do Antigo Regime, que formaram uma coligação para derrotar a França.

A Fase do Terror

 Durante esse período as garantias civis foram suspensas e o governo revolucionário, controlado pelo partido jacobino. Nessa briga que era pra perseguir os girondinos, acabaram morrendo aproximadamente 1.400 pessoas. Qualquer um que se opunha à Revolução, era guilhotinado.

A Convenção criou o Comitê de Salvação Pública que conseguindo reorganizar o exército e derrotar a coligação estrangeira. O Terror foi uma resposta drástica do governo, na tentativa de controlar o país, matando quem se opunha.
O Terror só acabou com o golpe do 9 de Termidor que tirou Robespierre do cargo de presidente do Comitê de Salvação Pública e trouxe novamente a burguesia ao poder.

Reação Termidoriana

A Reação Termidoriana  foi o golpe de Estado armado pela alta burguesia que marcou o fim da participação popular no movimento revolucionário. O novo governo, o Diretório, foi o responsável por elaborar a nova Constituição, que manteria a burguesia livre de duas grandes ameaças: a República Democrática Jacobina e o Antigo Regime.

Divisão política

Os jacobinos eram conhecidos como radicais pois se sentavam a esquerda do Parlamento.Eram os representantes da pequena burguesia e influenciados por Rousseau,  defendiam as ideias do iluminismo de uma sociedade igual.Seu líder era Robespierre.
Os girondinos eram os moderados e defendiam durante todo o processo da Revolução Francesa, a instalação de uma monarquia constitucional na França, após a queda do absolutismo.Seu líder era Jacques Pierre Brissot.
Os pântanos eram os chamados "vacilantes", pois ele ia sempre atrás de qualquer um ao invés de seguir sua própria opinião.

18 Brumário

O golpe de Estado de 18 de brumário iniciou a ditadura napoleônica na França. Napoleão foi acolhido com entusiasmo pela burguesia, que aspirava muitas coisas boas. Os responsáveis pelo golpe não confiavam no general Bonaparte, escolhido para liderar o movimento, pois acreditavam que acabariam por reduzir sua importância.
A burguesia e os políticos do Diretório perceberam que o general Bonaparte era o homem certo para consolidar o novo regime. Deram a proposta de que utilizasse a força do exército para assumir o governo. Napoleão fechou a Assembléia do Diretório. Foi o golpe que ocorreu no dia 18 Brumário. Durante essa época, a burguesia consolidaria seu poder econômico.
O Golpe do 18 de Brumário marcou o início do Consulado, que foi quando a burguesia, como meio de terminar a revolução, concentrou o poder na mão de três cônsules, sendo o primeiro, o próprio Napoleão Bonaparte.